11 abril 2014

Patchwork trás benefícios a saúde.

A pedidos fiz uma matéria com uma explicação básica da aplicação na psicologia do Patchwork e outras Artes em geral.

Arte Terapia - Costura com retalhos - Patchwork



O que é Arte terapia:
Arte terapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia .
 Ela possui história e teorias próprias e é aplicada por profissionais habilitados por cursos de especialização e/ou mestrado em arte terapia. Na prática, a arte terapia consiste do uso de recursos artísticos/visuais ou expressivos como elemento terapêutico.
A arte criada em arte terapia pode ser explorada com fim em si (arte terpia - foco no processo criativo, no fazer) ou na análise/investigação de sua simbologia (arte como terapia).


Durante a sessão de arte terapia a pessoa é convidada a explorar aspectos do seu consciente ou inconsciente por meio da expressão artística (patchwork, bordado, pintura, desenho, modelagem, escultura, poesia, dança, etc).
Variados autores definiram a Arte terapia, todos com conceitos semelhantes no que diz respeito à auto expressão.
Segundo a Associação Brasileira de Arte terapia, é um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional.
Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde. Em arte terapia o próprio artista/paciente/cliente é quem faz a interpretação de suas criações. Cabendo ao arte terapeuta apenas instigar esta investigação.
Diferente das terapias tradicionais, que consiste principalmente das projeções que ocorrem entre terapeuta e paciente, em arte terapia existe uma relação triangular: o arte terapeuta, o paciente, e a arte (criada em terapia).



A arte terapia aplicada no Patchwork:
Com as dificuldades encontradas pelos pioneiros colonizadores da América que vieram da Inglaterra e Holanda, surgiu a técnica do patchwork.
Utilizavam remendos nas roupas, pois o custo de peças novas era muito alto.
Então com criatividade remendavam pedaços de  tecidos roupas antigas.
Em arte terapia leva o indivíduo a integração de suas partes, de aspectos de sua vida que estão dissociados.
Pessoas que sentem que suas vidas estão confusas e fragmentadas.

É um recurso que trabalha com a construção estimulando:
Criatividade
Poder de transformação
Direcionamento
Tomada de decisões e rumos na vida
Contribui na ordenação e organização psíquica
O aproveitamento de algo velho na transformação de algo novo, ou de um simples tecido em uma peça elaborada é uma técnica no exercício da criatividade.


A simbologia do fio vem revelar o movimento consciente e inconsciente, pessoal e coletivo do ser humano; de entrelaçar fios de várias espécies e de várias cores que analogamente a nível psicológico, nos remete a tecer os fios da nossa vida que a todo o momento estamos tecendo interna e externamente; no contato com o outro, tecendo teias e redes neste enorme universo do qual fazemos parte, deixando nossa contribuição e nossas marcas. Bordar, tricotar, tecer, remendar e aplicar... Sugerem tentativas de conexão entre o plano físico, emocional, mental e espiritual – a materialização de algo através da fixação da linha vertical, numa superfície horizontal. 



Evoca a passagem por entre os processos contínuos de fazer e refazer, construir e desmanchar, tecer e desfazer, reconstruindo quantas vezes necessárias for, propiciando às pessoas uma experiência rica em significados.
As cores presentes nos fios representam as emoções, e suas escolhas e os entrelaçamentos estão refletindo o estado emocional da pessoa, além de estar se referindo também aos seus entrelaçamentos e interação com o outro.
Usado em arte terapia, nos revela verdades profundas sobre mudanças, que vão sendo costuradas para se obter o que deseja na vida.
Enfim, recompor todas as nossas partes formando um todo e tornando-nos inteiros.

Portanto para finalizar:
A arte é a cura dos males da alma!
Faça sua arte, seja ela qual for! :)


Bjks da Arteira Craft

7 comentários :

Lécia de Freitas disse...

Concordo com você Arteira. Aliás, na minha idade, com um monte de problemas que os filhos e netos me trazem, eu vou seguindo com a terapia do artesanato. E está tudo bem! Abraços pra você,
Lécia Freitas

Suzana Borges disse...

Tá explicado porque costurar me faz tão bem, juntar retalhos então... Muito boa sua postagem, um abraço.

rosiaguni disse...

Como não sei costurar, faz um bem danado passar por aqui e ver trabalhos tãoooo lindos!
Bjus

Neli Alves disse...

Maravilhoso este texto. Acho que todas as arteiras deviam ler.
Parabéns,Iaia Arteira

Anônimo disse...

Muito legal, adorei seu texto. Se tivesse botão do Face, iria divulgar! Eu mudei o rumo de minha vida e investi em minhas artes pq precisa de espaço pra criar, sonhar, refletir e só ganhei! O estresse, o fracasso e as decepções de trabalhar com educação estavam me deixando doente física e mentalmente. Bjs e tenha um lindo dia!

Rose Porciuncula disse...

Teresa vc pode usar esse link para divulgar:
https://www.facebook.com/arteiracraftpage/photos/a.287425161299240.61972.209654579076299/681303118578107/?type=1&theater
bjks
Rose

Unknown disse...

Sou arteira modelo, costuro, e faço decoupage. A terapia já começa na escolha dos tecidos, das tintas. Este mundo é só meu! É nele que eu me expresso, solto as amarras da minha criatividade. Neste mundo mágico, não há espaço para julgamentos, cara feia, tristeza, problemas, falsidades, doenças. Eu decoro ele como eu quero!